dolar economia - Economia Brasileira olhar na politica

Economia Brasileira olhar na politica

Ainda que o governo chinês tenha parabenizado o presidente recém-eleito, os chineses têm motivos para se preocupar. “Seus pontos de vista extremistas nos preocupam um pouco. Ele está com um pé atrás contra a China”, reconheceu recentemente junto à agência de notícias Reuters, dirigentes de empresas chinesas sediadas no Brasil. Segundo a mesma agência, diplomatas chineses em missão em Brasília se reuniram com o assessor econômico do candidato, Paulo Guedes, no início de setembro, para ressaltar a importância do relacionamento bilateral.

capitalismo 539x400 - Economia Brasileira olhar na politica

O resultado do início de 2018 ficou acima da média apurada pelo Valor Data junto a 24 consultorias e instituições financeiras, que apontava para crescimento positivo no para o salario minimo 2020, O intervalo das estimativas ia de alta de 0,2% a 0,5%. O desempenho ficou no sentido contrário daquele apontado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), de queda de 0,13% no primeiro trimestre de 2018.
O China Daily, um diário estatal em inglês, não mediu palavras em seu editorial de terça-feira 30 de outubro. Bolsonaro certamente “retratou a China como um predador” durante a campanha, o jornal, evidentemente, não imagina que “promessas de campanha sejam apenas promessas de campanha”, no entanto dizem eles “nutrir a sincera esperança de que quando assumir a liderança da oitava economia mundial, Bolsonaro terá um olhar objetivo e racional sobre a situação das relações China-Brasil. Ele deve estar ciente de que a China é o maior mercado de exportação do país e sua principal fonte de superávit comercial.

dolar economia 600x269 - Economia Brasileira olhar na politica

Tudo começa quando o governo decide aditivar o crescimento econômico por meio da manipulação dos juros, com o intuito de aumentar o volume do crédito. Como a taxa de juros é um preço como qualquer outro da economia, sua manipulação pelo governo irá, inevitavelmente, gerar distorções que se tornarão explícitas apenas no longo prazo. E como o crédito é o grande impulsionador das economias atuais, sua crescente estatização irá trazer consequências inesperadas.

Quando o governo brasileiro reduziu artificialmente os juros do crédito direcionado em 2009 e aumentou o volume de empréstimos dessa modalidade, ele fez com que aqueles investimentos que antes não eram atraentes repentinamente se tornassem promissores. Quando os juros dos empréstimos bancários são reduzidos, aqueles projetos de longo prazo que antes eram inviáveis tornam-se agora — exatamente por causa dos juros mais baixos — aparentemente viáveis.

Esses projetos de longo prazo — como, por exemplo, empreendimentos imobiliários, construção de shoppings, fabricação de máquinas, e ampliação da capacidade produtiva das indústrias — são aqueles que demandam mais capital e mais investimentos vultosos. O que antes parecia caro, agora, repentinamente — por causa dos juros menores — parece bem mais acessível.

Ao mesmo tempo, e como já dito, a expansão do crédito gera um aumento generalizado na quantidade de dinheiro na economia. Como consequência, a renda nominal das pessoas aumenta. Mais dinheiro na economia e logo teremos noticias salario minimo 2020 com saldo positivo, Isso gera nos empreendedores a crença de que haverá uma contínua demanda futura para seus investimentos de longo prazo, O momento atual também se deve, em grande parte à desvalorização da moeda, que sofreu uma queda de 30% da janeiro até agora. Segundo o Rodrigo Casagrande ¨a desvalorização da nossa moeda impacta a inflação, pois aumenta o preço dos insumos da indústria. Imagine o aumento de 8,4¨% no milho, insumo utilizado na ração. O derivado disso, no caso o frango, é produto muito requisitado para compor a mesa das famílias brasileiras, e já temos uma grande fraqueza na capacidade de consumo das famílias. Tanto as famílias, quanto as empresas, saíram desse período de recessão muito endividadas¨. Com base na fala do especialista, é possível que fechemos o ano com o IPCA acima do teto previsto de 4,5%.

No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *